GERAL

Onde você nos encontra?

Estamos sempre te acompanhando, no seu celular, tablet ou computador. Também estamos no Facebook ou, se preferir, mande um e-mail: contato@bancorenner.com.br

Caso queira ligar, nosso número é: 51 4020.3300


Onde fica a sede do Banco Renner? Existe algum local em que posso ser atendido pessoalmente?

A sede do Banco Renner fica no endereço abaixo:

Av. Carlos Gomes, 300/ 4º, 11º e 13º. andar CEP: 90.480-000 – Bairro Boa Vista – Porto Alegre/RS.


ABERTURA E MOVIMENTAÇÃO DA CONTA

Como funciona a abertura de conta no Banco Renner?

Nossa conta é simples, você irá se surpreender! Você baixa o app nas lojas digitais Google Play ou Apple Store, faz o seu cadastro e solicita abertura de conta. Depois da aprovação é só usar o nosso aplicativo para administrar sua a conta. Você nunca precisará ir até o nosso endereço físico, entrar em filas ou enviar documentos pelo correio. O processo de abertura de conta também pode ser realizado pelo nosso website, basta clicar em “Abra sua Conta” e seguir as orientações do passo a passo.


É seguro usar minha conta Banco Renner?

Muito seguro! Nossa conta foi criada com as melhores tecnologias de segurança e temos a aprovação do Banco Central, ou seja, estamos de acordo com todas as normas de segurança exigidas aos bancos.


O Banco Renner cobra alguma taxa para a abertura de conta?

Não, o Banco Renner não cobra taxa de abertura nem de manutenção de conta. Também não cobra taxa de envio de TED, por ocasião do resgate do investimento, ou seja, custo zero. Para maiores informações sobre nossas taxas e tarifas consulte a página taxas e tarifas no rodapé do nosso website.


O que é preciso para me tornar um cliente?

Abrir uma conta é muito fácil. Você precisa de um celular Android ou iOS com câmera frontal, ser maior de 18 anos e ter um CPF válido. Assim que você terminar, vamos analisar seu cadastro e, quando ele for aprovado, avisaremos você. Assim que você receber a aprovação da conta já estará apto a movimentá-la, fazer aplicações em nosso CDB e também pagar boletos. Tudo de forma fácil, rápida. Ah, se você preferir pode ainda abrir a conta pelo computador, nesse mesmo website que está navegando.


Que documentos preciso para abrir minha conta?

Ao contrário dos outros bancos, para abrir conta conosco é fácil demais, basta seu RG ou CNH e um comprovante de residência.

Apenas lembrando que os documentos que nós aceitamos são:

– Conta de água, luz, telefone, gás, TV a cabo e Guia de carnê IPTU;

Importante: Não esqueça de conferir a data da emissão, ela deve ter no máximo 90 dias.


Não tenho comprovante de residência em meu nome, o que devo fazer?

Não tem problema, nós aceitamos comprovantes de residência em nome do seu pai ou de sua mãe.


Sou estrangeiro. Posso abrir uma conta no Banco Renner?

Infelizmente neste momento ainda não é possível, porém estamos trabalhando para viabilizar esse processo. Te manteremos informado sobre isso.


Posso abrir uma conta conjunta?

Sim, é possível fazer abertura de conta conjunta de forma simples e 100% online, ou seja, sem precisar assinar documentos na agência, ter que esperar em filas ou depender de gerente para que ele efetue a abertura de sua conta. Nosso processo é simples, basta que um dos titulares efetue a abertura da conta e convide o segundo titular. O processo de convite é realizado através do Internet Banking, é fácil demais!


Após finalizar meu cadastro, qual o prazo para a resposta sobre a abertura da conta?

Sabemos que você está ansioso para utilizar a sua nova conta no Banco Renner, por isso, vamos nos esforçar para lhe enviar o retorno o mais depressa possível. Caso não receba, você pode nos chamar a atenção pelo e-mail: aberturadeconta@bancorenner.com.br


A conta do Banco Renner pode ser aberta para Pessoa Jurídica?

Estamos nos esforçando para tornar isso possível, mas, neste momento, é exclusiva para pessoas físicas.


Posso efetuar saques em espécie na minha conta?

Ainda não. Estamos trabalhando para oferecer este serviço, porém neste momento à movimentação da conta é realizada por meio de transferências ou pagamentos de boletos.


Como faço depósitos e envio de recurso para minha conta?

O envio de recursos para a sua conta poderá ser realizado por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED).


Quais as tarifas cobradas em minha conta?

A tabela de tarifas é uma informação fixa, estará disponível sempre no rodapé do nosso website junto com outras informações importantes. Clique aqui!


Meu salário pode ser depositado na conta Banco Renner?

Claro que sim! É só você falar com o RH da sua empresa e passar as informações da sua conta no Banco Renner, ou banco em que você possui conta salário, e eles transferem para sua conta.


O que é uma TED?

TED – Transferência Eletrônica Disponível – possibilita a transferência de valores para outros bancos com o débito na conta do emitente e o crédito na conta do favorecido no próprio dia da transferência.


INVESTIMENTO

Como faço para investir no Banco Renner?

Basta você abrir uma conta conosco e transferir os recursos. Depois disso, você poderá simular seu investimento pelo nosso aplicativo ou internet banking e, então, escolher o tipo de investimento de acordo com o seu perfil. Tudo de forma fácil e transparente, 100% online.


Onde encontro a tabela de taxas do CDB Banco Renner?

Você pode conferir as nossas taxas através da simulação de investimentos no seu aplicativo ou internet banking. Antes de você investir, sempre passará pela nossa simulação, onde poderá visualizar todas as informações do CDB (taxa, vencimento, imposto). Só depois disso você poderá optar por qual investimento irá fazer.


Que tipos de investimento posso fazer no Banco Renner?

Atualmente o Banco Renner possui investimento em CDB pré-fixado e pós-fixado. O CDB pode ser com liquidez diária (onde você pode movimentar a qualquer momento) ou com carência, onde o CDB só pode ser movimentado após o vencimento.


Não entendi bem como funciona a liquidez.

Liquidez é a facilidade com que um ativo (bens ou investimentos) pode ser convertido em dinheiro. Além da rentabilidade, a liquidez é um fator de grande importância que deve ser levado em consideração na hora de fazer um investimento. Um investimento com liquidez diária pode ser sacado rapidamente se você precisar dos recursos. Em contrapartida, você pode investir já sabendo que não precisará dos recursos por um determinado período de tempo. Neste caso, a liquidez pode não ser importante e você conseguirá uma melhor rentabilidade no seu investimento.


O que é CDB?

CDB é uma modalidade de aplicação financeira na qual a forma de rendimento e o prazo de investimento são previamente definidos, com rentabilidade prefixada ou pós-fixada.


Como a taxa de juros é definida? Qual a diferença entre rentabilidade Pré-fixadas e Pós-fixada?

Nas opções pré-fixadas, você sabe, desde o início, quanto o dinheiro vai render até a data do vencimento. Nas opções pós-fixadas, o rendimento será calculado diariamente e dependerá da variação da taxa do indexador utilizado na operação, geralmente o CDI. O pré-fixado é indicado para quem tem um objetivo bem definido de quanto quer receber por aquela aplicação no momento do resgate, pois essa informação estará disponível no momento da contratação. No caso do pós-fixado, é possível ter apenas uma expectativa do rendimento no momento da contratação, pois a taxa poderá variar até a data do vencimento.


O que é CDI?

Certificado de Depósito Interfinanceiro é um título com as mesmas características de um CDB, porém não pode ser vendido para investidores, serve apenas para empréstimos entre bancos e instituições financeiras. A taxa média diária do CDI é utilizada como referencial para os juros. O cálculo do CDI se dá pela média dos juros das operações entre bancos num único dia.


Como funciona a cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre um CDB?

Você paga menos impostos quando deixa seu dinheiro por mais tempo aplicado. Lembrando que o imposto incide somente sobre a rentabilidade, nunca sobre o principal aplicado. A tabela em vigor estabelecida pela
Receita Federal é:

– Até 180 dias: o tributo é de 22,5% sobre os ganhos do investimento.
– De 181 a 360 dias: o tributo é de 20% sobre os ganhos do investimento.
– De 361 a 720 dias: o tributo é de 17,5% sobre os ganhos do investimento.
– A partir de 721 dias: o tributo é de 15% sobre os ganhos do investimento.
O valor creditado em sua conta, ao final do investimento, já é descontado do valor tributado.


Há incidência de IOF sobre os rendimentos?

O IOF é cobrado somente se houver recompra do valor aplicado antes de 30 dias.


A Poupança é um investimento mais seguro do que o CDB?

O CDB Renner possui a mesma garantia da poupança, que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O FGC garante aplicações de R$250.000,00 por CPF, por instituição bancária.


Quando os titulares do crédito são cônjuges ou dependentes, qual o valor a que cada um tem direito?

A conta conjunta, independentemente da relação existente entre os titulares, terá garantia de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) dividido em partes iguais entre os titulares da conta.


Como funciona a cobertura do FGC?

A cobertura total por instituição é de até R$ 250 mil por CPF, independentemente do número de contas que você possuir. O valor excedente não está coberto. No caso de contas conjuntas, o valor da garantia é limitado a R$ 250 mil, ou ao saldo da conta quando inferior a esse limite, dividido pelo número de titulares, sendo o crédito do valor garantido feito de forma individual.


Se eu tiver mais recursos em outros bancos, ainda tenho cobertura de R$ 250 mil no Banco Renner?

Sim. O FGC garante até o valor de R$ 250 mil, em cada instituição financeira


Quais dos meus créditos são garantidos pelo FGC?

São garantidos:
• depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
• depósitos de poupança;
• depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (CDB/RDB);
• depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques, destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;
• letras de câmbio;
• letras imobiliárias;
• letras hipotecárias;
• letras de crédito imobiliário;
• letras de crédito do agronegócio;
• operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 08.03.2012 por empresa ligada.


Como obtenho o informe de rendimentos para a declaração anual de imposto de renda?

O informe dos seus rendimentos poderá ser acessado pelo internet banking utilizando sua senha e login. Os informes são disponibilizados anualmente.


PERFIL DO INVESTIDOR

Estou confuso, para o que serve o perfil do investidor?

O perfil do investidor é um questionário que nos ajuda a te conhecer melhor, assim podemos nos tornar mais eficientes na recomendação de produtos de investimento para você. Acreditamos que, com isso, você irá investir melhor e não terá surpresas.


Não entendi muito este perfil de investidor, como funciona na prática?

Lembra daquele questionário que você preencheu antes de investir? Então, cada uma destas respostas tem um peso e vai gerar um score para o seu perfil, de forma que o resultado de pontos irá apontar para um dos três tipos de perfil. Abaixo estão os perfis de investimento que nós mapeamos:

Conservador: clientes que querem manter o dinheiro que possuem, apenas corrigindo-o pela inflação. Não gostam de correr riscos.
Moderado: este perfil é para quem gosta de arriscar um pouquinho e quer rentabilizar um pouco mais o seu dinheiro, no entanto, está um pouco mais disposto às oscilações de mercado.
Arrojado: este perfil é para aquele que gosta de um pouco mais de emoção, ou seja, busca retornos acima do mercado, com maior risco e maior propensão a possíveis perdas. No entanto, é claro, seu ganho pode ser bem maior.


Posso recusar o preenchimento do questionário?

Sim, mas caso opte por não responder ao questionário, você poderá declarar a sua opção por meio do Termo de Recusa em seu Internet Banking.


O questionário perfil do investidor deverá ser preenchido novamente a cada aplicação de recursos?

O questionário perfil do investidor, assim como o termo de recusa, tem validade de 12 meses, ou seja, você não precisa preenche-lo a cada aplicação.


O preenchimento do formulário perfil do investidor pode ser realizado mesmo que eu não efetue uma aplicação de recursos?

Sim, inclusive nós incentivamos que você o faça, assim poderemos ir lhe informando sobre as novidades de produtos de investimento específicas para o seu perfil.


E se eu resolver mudar meu perfil de risco para investir em produtos mais arrojados?

Você pode atualizar o seu perfil sempre que quiser, basta acessar seu Internet Banking e responder novamente o questionário.


Em contas conjuntas, o que acontece se o 2º titular tentar efetuar uma aplicação sem ter preenchido o Perfil do Investidor?

Não será possível que a aplicação seja concluída. Para que a operação seja finalizada se faz necessário que o 1º titular da conta responda ao perfil ou dê ciência ao termo de recusa.


FINANCIAMENTO

O que preciso fazer para ter um CDC no Banco Renner?

Basta solicitar, no momento da compra, que o veículo seja financiado junto ao Banco Renner. Esta solicitação pode ser feita na revenda ou em nosso site em Financiamento – Financiamento de Veículos preenchendo o formulário para contato da nossa equipe comercial.


Como saberei qual é o meu limite de crédito?

O limite de crédito varia com a situação de cada cliente e com o valor do bem financiado. O comprometimento da renda bruta com a parcela mensal não poderá ser superior a 30%.


Qual é a taxa de juros e o prazo do CDC?

A taxa de juros e o prazo variam de acordo com a linha de CDC pretendida.


Como é feito o pagamento do CDC?

Através de carnê de pagamento.


Pode haver alteração na taxa de juros ou nas parcelas, depois de contratada a operação?

Não, nem o valor das parcelas nem a taxa de juros sofrem alterações até a liquidação do contrato.


O que fazer em caso de sinistro do veículo (roubo, furto ou perda total) durante a vigência do contrato?

Em caso de roubo ou perda total do veículo, contate a sua seguradora para comunicar o sinistro. Você poderá substituir o veículo financiado ou liquidar o contrato. Se a escolha for substituir o veículo, o seu contrato será mantido e você poderá continuar pagando as suas parcelas normalmente. Para formalizar sua escolha, contate o Banco Renner, solicitando a liquidação da dívida ou a substituição do veículo financiado. O valor da indenização disponibilizada pela seguradora será utilizado da forma que você escolher. Além disso, caso você escolha pela substituição do veículo financiado, o bem substituto indicado deverá atender aos parâmetros de substituição.


Como faço para solicitar a minha via do contrato?

É possível gerar uma cópia do contrato, solicitando através do autoatendimento na home do site www.bancorenner.com.br


Posso sair do Brasil com o veículo?

Sim, porém é necessário que você obtenha autorização formal do banco para viajar. É possível solicitar a autorização de duas maneiras: presencial, nas dependências do banco ou dos correspondentes bancários, e por telefone, através do (51) 32873345. A solicitação para sair do país deverá ser feita pelo próprio cliente, que se identificará, ou por procurador devidamente autorizado. No caso de solicitação feita por telefone, a identificação do cliente deverá ser feita por ocasião da entrega da autorização. Para ser aceita a autorização, o contrato de financiamento deve estar sem parcelas em atraso.

Além disso, durante o período em que o veículo permanecer no exterior, o contrato não poderá ter parcela por vencer, mas caso isto ocorra, a quitação da mesma deverá ser antecipada. O prazo de validade da autorização é de 30 (trinta) dias, renovável caso seja necessário. Deverá ser cobrada a tarifa bancária respectiva, vigente na data da entrega da autorização para sair do País.


Como faço para antecipar o pagamento das parcelas do financiamento?

Você pode antecipar o pagamento de parcelas a qualquer momento durante o período de vigência da operação. Assim, é permitida a antecipação de parcelas em ordem crescente e decrescente. Não é permitida a antecipação de parcelas intermediárias. Para realizar o pagamento antecipado de parcelas, entre no nosso site em:

Financiamento – Serviços – “Liquidação Antecipada” e solicite.


Como faço a liberação do gravame do veículo após a liquidação do contrato?

A baixa do gravame do veículo financiado é realizada automaticamente 10 dias após a liquidação do contrato.
Caso haja dúvida em relação a não efetivação da liberação do gravame, consulte a rede de atendimento no site do Banco Renner.


É possível realizar a substituição de garantia?

Sim, você pode realizar a substituição do bem financiado do seu contrato no nosso site Financiamento – Serviços – Substituição de Garantia. Para tanto, observe algumas condições:

1) O instrumento de crédito de celebração da operação deve ser, EXCLUSIVAMENTE, CONTRATO;
2) A transferência de titularidade só pode ser realizada de Pessoa Física para Pessoa Física, não sendo permitida a transferência para Pessoa Jurídica;
3) O contrato deve estar com as parcelas em dia;
4) Se o contrato estiver em cobrança por escritório de cobrança, primeiramente, deve ser regularizado o contrato para dar início ao processo.


Como solicito a segunda via do carnê?

Segunda via de boletos pode ser solicitada no nosso site, e de carnês através de contato com a filial mais próxima. Os procedimentos e as taxas (se houver) serão informados na rede de atendimento ou pelo telefone (51) 3284.3100